sábado, 14 de outubro de 2017

Descomplicando a Gestão Condominial


Trazemos aqui um tópico de extrema importância na vida dos condomínios.

Muitas pessoas, em função de experiências já vividas, acabam relacionando o trabalho no condomínio com a intensa rotina de conflitos entre moradores, comprometendo a participação e interação dos condôminos nas assembleias e tomadas de decisões importantes para a convivência condominial.

Conforme já relatado anteriormente, a gestão dentro de um condomínio engloba áreas extremamente necessárias para o bom funcionamento do condomínio, o qual não se reflete apenas na manutenção dos equipamentos como bombas, piscina, geradores, antenas, elevadores e portões dentre outros.

Para que haja um real bom funcionamento, é importante que os processos sejam claros e bem definidos, minimizando possíveis falhas, ou quando estas ocorrerem, suas soluções sejam mais fáceis.

Ao ministrarmos uma palestra num condomínio em Salvador, abordamos três palavras: segurança, manutenção e gestão.

É claro que poderíamos abordar de forma mais minuciosa tantas outras interrogações contidas nessa área, mas focamos neste dia esses três pontos, os quais refletem as expectativas dos condôminos que ali habitam.

A Segurança foi abordada relacionando os profissionais que atuam na portaria e na ronda com os mecanismos de apoio tais como: portões, interfones, rádios comunicadores, câmeras. Montar um excelente sistema de câmeras sem preparar os profissionais para utilizá-los será um gasto que com o passar o tempo poderá ser considerado como “inútil”, mesmo não sendo. Assim, estes profissionais deverão estar aptos à função, começando no processo de seleção ou investindo em treinamentos.

A Manutenção relatada, considera o cuidado com todos os equipamentos, sejam eles simples ou complexos, sem esquecer dos profissionais que diretamente trabalham na limpeza e conservação do patrimônio e as empresas terceirizadas.

O terceiro tópico é a Gestão. Esse assunto tem se tornado cada vez mais complexo. O profissional que atua como gestor, administrador ou outro título dado, deverá ter uma qualificação compatível com o empreendimento, tendo conhecimento nos processos administrativos e de recursos humanos, englobando a área financeira. Deverá ter ainda a característica de líder, pois temos hoje condomínio com uma equipe acima de 40 funcionários, sejam orgânico sou terceirizados. Solucionador de conflitos, já que a convivência coletiva inevitavelmente gera conflitos, não esquecendo um relativo interesse na área jurídica, por ter como guia a Convenção e o Regimento Interno, sem descartar um apoio de um especialista.


Sendo assim, quando pensar em Gestão Condominial, tenha em mente a seguinte sugestão: busque um especialista!!!

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